sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ACUPUNTURA AURICULAR OU AURICULOTERAPIA

Chamamos de Auriculoterapia à técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular.

A auriculoterpai é praticada há milênios pelos chinese, sendo uma das técnicas da MTC - Medicina Tradicional Chinesa.

É um método terapêutico que utiliza o ouvido externo (orelha)  para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de  dores em geral.



Baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com várias partes do corpo.  A sua estimulação e/ou sedação vai atuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontar seu funcionamento normal.

Por sua vez ,o ouvido externo (orelha) é composta por tecido cartilaginoso onde circulam numerosos nervos, os quais atam como condutores, recebendo e emitindo informações sensoriais.


Na auriculuterpia pode-se empregar sementes, agulhas, poto ouro, ponto prata, cristais e outros materiais que serão presos aos pontos através de esparadrapo.



A França também desenvolveu o seu próprio método.

O Dr. P.M.F. Nogier correlacionou o pavilhão auricular à figura de um feto. Para que isso seja percebido basta olhar a imagem de sua própria orelha refletida no espelho ou então para a orelha de outra pessoa. Você irá reparar que o lóbulo da parte de baixo da orelha tem o formato de um feto e o formato da parte superior do pavilhão auricular assemelha-se aos pés e aos braços de um ser humano em posição fetal. Por esse motivo, cada parte do corpo tem uma área correspondente na orelha. Essa correlação é percebida, por exemplo, quando tocamos uma determinada região da orelha de uma pessoa que sofre de algum distúrbio fisiológico ou energético: essa pessoa sentirá incômodo no momento do toque.



Eduardo Anthônio
Auriculoterapeuta
Cel. 7285-5411
Skype: eduardo.terapeuta

Nenhum comentário: