Google+ Badge

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cultivando Boas Amizades

Cultivando Boas Amizades
(Publicado por vidapura2 em Março 26, 2009)


Com toda a certeza, é a amizade o sentimento que devemos cultivar com mais cuidado e dedicação em nossa vida, já que conseguimos descobrir  nossa verdadeira alma pelas amizades que conseguimos conquistar, e, mais importante ainda, que conseguimos manter ao longo de nossa vida.
"Tirar a amizade da vida é como se tirassem o Sol do Universo..."




Assim, se somos capazes de fazer e manter boas amizades, podemos dizer que temos algo de bom em nossa alma, eis que amizades são conquistadas com atitudes positivas, e com palavras de apoio e carinho quando necessário for. E principalmente com muita sinceridade, já que com amigos, devemos usar e abusar da sinceridade, sempre sendo coerentes em nossas ações, nunca esquecendo de que, caso caiba  uma reprimenda, devemos ter presente que nossa obrigação de amigos,  será apontar as falhas de conduta de nossas amizades. A amizade não se demonstra apenas na hora da festa, mas também quando cabe um castigo.

Recebi um pensamento que mostra bem a sabedoria oriental, de autoria de Confúcio:

Se você quiser um ano de prosperidade, cultive grãos.
Se você quiser dez anos de prosperidade, cultive árvores.
Se você quiser cem anos de prosperidade, cultive pessoas.


Sem dúvida alguma, nosso filósofo está coberto de razão.  Conseguindo cultivar pessoas teremos sempre muita prosperidade.  Se não for financeira, será espiritual.  Sempre fará bem para nosso espírito saber que temos capacidade para conquistar e desenvolver amizades.
Contudo, sempre existe a possibilidade de deixarmos escapar algumas boas amizades, por razões alheias à nossa vontade.

Por exemplo, quantas vezes amigos se afastam por questões mal explicadas.  Alguma atitude inconveniente, talvez.  Ou algum  mal entendido.  Sabe-se lá porque.  Claro que o sentimento de amizade nesse caso, não estava bem sedimentado.  Não era, digamos, uma real amizade, mas algo ditado por alguma conveniência de uma das partes, ou de ambas.


São as chamadas  amizades de ocasião, amizades formadas apenas por algum interesse eventual.  Uma real amizade cria raízes, e na verdade, independe do tempo ou mesmo da convivência, sendo ditada pelas afinidades existentes entre os parceiros, e que surgem por vezes inexplicavelmente, e são simplesmente descobertas, provocando o crescimento do sentimento, unindo pessoas que nem sempre se conhecem fisicamente, e tais amizades vão se fortalecendo, muitas vezes justamente por não haver esse contato mais estreito.  São mantidas no terreno de amizade, que é um sentimento puro.  De repente ficamos amigos. Por que? Ora, porque…Não se define. Sente-se apenas.

Alguma vezes pode ser confundido com amor, o que por vezes atrapalha o relacionamento.

Amizade não requer exclusividade, enquanto o amor é bem mais exclusivista.  Podemos dividir nossas amizades com outras pessoas, enquanto que nosso amor queremos apenas para nós mesmos. Amizades podemos e devemos ter muitas, enquanto que o amor exige exclusividade.

Devemos apenas ser seletivos.  Aliás, como a amizade é ditada pelas afinidades entre as pessoas, já é naturalmente seletiva.

Claro que sempre é necessário algum contato, mesmo que extemporâneo para sua manutenção, para que não acabe caindo no esquecimento.

E com essa finalidade, para sempre procurar manter as amizades conquistadas. 

Eduardo Anthônio
Terapeuta Holístico
Celelular; 21 - 7285-5411
e-mail: reiki_edu@yahoo.com.br
Skype: eduardo.terapeuta
Reiki - Deeksha - Cromoterapia
Radiestesia - Florais de Bach
Reflexologia Podal Tailandesa
Massagem Ayurvédica

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito oportuno o seu comentário sobre a Amizade e o Amor. O mais importante do que sabermos conquistar amizades e amores, e saber mantê-los, mesmo diante das dificuldades que todo e qualquer relacionamento nos apresenta,nas mais diversas fases da vida. Que saibamos vencer os obstácu-los, com diálogo franco e aberto, e apostando sempre em procurarmos manter um clima de cordialidade e confiabilidade.

neide disse...

Neide.

Achei muito importante as suas informações sobre amizade.As vezes a gente tem amigos tão especias e acabamos perdendo esses amigos, por não sabermos cultiva-los. E essas informações que vocês não dão ajudam e muito a sabermos lidar com essas situações.