quinta-feira, 9 de julho de 2009

PODEMOS APRENDER O CAMINHO DA FELICIDADE


TRATAMENTO PARA SER FELIZ

Psicólogos, filósofos e neurocientistas buscam o entendimento sobre o que é esta sensação tão maravilhosa chamada Felicidade.




Muitos tentam definir, explicar e identificar o que nos transforma em pessoas mais felizes.
Mas... é possível assumirmos o domínio de nosso nível de felicidade? É possível aprender... construir... Felicidade?




Sim! A resposta é um retumbante SIM. Todos estes pesquisadores chegaram a conclusões sobre como, quais atitudes ou mudança de padrão de pensamento aumentam a felicidade interna. A felicidade pode ser uma escolha.




Portanto saibamos fazer boas escolhas e decidir sermos felizes.




Há um certo momento de nossas vidas que sentimos insatisfação, falta de esperança, desequilíbrios emocionais, tristezas e sentimentos que não nos trazem a felicidade. Saibamos identificá-los e busquemos o caminho da felicidade e perfeito equilíbrio.




Isto pode ser conseguido atrvés de mudanças de atitudes mentais e até mesmo através das TERAPIAS HOLÍSTICAS. O REIKI, a TERAPIA FLORAL, a MASSAGEM AYURVÉDICA, a CROMOTERAPIA E OUTROS. Este conjunto poderá fazer toda a diferença, caso tenhas dificuldades para se livras das coisas do passado, traumas e tudo o mais que atrapalha o seu pleno desenvolvimento.
Esta é uma lista de coisas que a ciência pesquisou (não cito aqui as pesquisas para não se tornar um texto muito chato) e percebeu que causam um resultado prático no humor das pessoas.Por muito tempo a ciência considerou que cada um tinha uma “cota” de felicidade natural. Ou seja, tem gente que vê o mundo cor de rosa e outros vêem o mundo cinza, independentemente do que estiver acontecendo na vida dessas pessoas.Mas pesquisas em psicologia vem demonstrando que a felicidade pode ser adquirida. Você pode intencional e voluntariamente conquistar felicidade para sua vida.Se você estiver preparado para trabalhar, se você decidir que quer mais felicidade, compreenda que esta é uma decisão muito importante pois requer, dedicação, esforço e tempo. “A infelicidade chega sozinha enquanto que a felicidade precisa ser conquistada”.Dalai LamaDicas: (escolha uma por dia e se determine a praticá-la nas próximas 24 horas, ao final veja quais surtiram mais efeito para você, pois o efeito não é idêntico para todas as pessoas, e guarde-as para repeti-las outras vezes)

1- Induzir sentimentos de felicidade exercendo influência direta sobre o corpo. Eleve os cantos da boca e sorria com os olhos fazendo as ruguinhas de alegria, pois sorrir trás felicidade. O seu cérebro associa o ato de sorrir com o sentimento de felicidade, há uma íntima conexão entre mente e corpo, e por conta disso ele “lê” esse comportamento e produz endorfinas, e o resultado é uma sensação boa.

2- Perceber racionalmente os sentimentosDecida contra os sentimentos negativos, decida racionalmente quais sentimentos e sensações quer ter. Combine com você mesmo que não quer sentir raiva, decepção, etc. Isso possibilita reagir de modo mais adequado e não ter explosões emocionais.




3- Suavizar os sentimentos negativosDiminua a sensação de impotência tirando o foco dos eventos disfuncionais. Por exemplo, se o trânsito é algo muito estressante, ouça um CD ou curso de idiomas. Crie expectativa positiva. Planeje situações agradáveis para sua rotina, como por exemplo programar um segundo café da manhã no escritório antes de iniciar o trabalho.




4- Controlar as emoções negativasPerceba-as conscientemente e em seguida afaste-as e retome o que estava fazendo. Identifique a emoções negativa, torne-se consciente dela, e em seguida a coloque de lado.Não extravase a raiva nem derrame lágrimas. Deve-se aprender a dominar o sentimento desagradável para não ficar a mercê dele no futuro. Quanto mais você repete um comportamento, mais você está reforçando as conexões neurais deste comportamento. Portanto para se livrar dos sentimentos desagradáveis não repita os comportamentos que estão associados à eles.




5- Aprendendo a desfrutar momentos de felicidadeMude a maneira de perceber o mundo.Por exemplo:Descubra cada vez mais nuanças em um buquê de vinho.Conheça melhor a outra pessoa a sua frente e inicie uma amizade.Admire diariamente a luz do amanhecer.Cultive o sangue frio e não aceite provocações. Pratique auto-controle.




6- Não adiar nada que possa lhe proporcionar alegriaNunca se sabe o que pode acontecer amanhã, se você tem uma oportunidade de fazer algo bom por você hoje, não deixe para amanhã.
7- Imaginar-se em uma posição fora de sua própria vidaFaça o exercício da “sacada”. Imagine-se em uma sacada, olhando para você em seus problemas. Isso facilita relativizar preocupações e sofrimentos e perceber como essas questões ficam pequenas quando vistas de fora.

8- Imaginar a serenidade que um “mestre” mostraria diante de uma determinada situaçãoAs representações mentais são capazes de moldar o cérebro quase na mesma medida que vivências verdadeiras. Imagine que você tem um mestre, muito sábio e competente, e este sábio lhe mostrará como lidar com cada situação problema. Visualize este sábio e seu cérebro se encarregará de lhe personificar o melhor sábio.




9- RepetirQuanto mais os neurônios são estimulados mais a conexão se torna sólida. Repita tudo o que você considera interessante ser consolidado em sua vida. Palavras, atitudes, imagens, são fixadas em sua mente pela repetição.




10- Focar atenção conscientemente aos sentimentos positivosPara intensificar sua fixação no cérebro foque intencionalmente os sentimentos positivos. Não dê importância ao próprio mal estar.




11- Seja curiosoCuriosidade e entusiasmo estão diretamente relacionados. Quem sente curiosidade imediata sobre um assunto, ou sobre alguém, é capaz de se entusiasmar facilmente com outras coisas. Desperte isso em você procurando se interessar pelos detalhes das coisas. Tenha em mente sempre perguntas que lhe traga curiosidade: Como funciona? Como é? Qual a estória por trás?




12- Faça surpresas
Acessando o circuito de expectativa você desencadeará sensação de alegria.Surpresas agradáveis agilizam o raciocínio.




13- Desejar algo é o melhor remédio contra o tédio
O desejo por alguma coisa amplia a satisfação que sentimos ao obtê-la.




14- Manter-se longe de bebidas e fumo até o inicio da idade adultaO cérebro jovem é moldado com mais facilidade, portanto não o apresente ao vício.




15- Tenha um estilo de vida de acordo com sua naturezaTemos mais felicidade quando as coisas que nos rodeiam tem a ver conosco. Estar em desacordo com nossas características nos faz infelizes.




16- Tenha sempre atividades
A natureza nos premia quando levamos uma vida ativa. Não fazer nada é um péssimo remédio para a tristeza. Force-se a atividades que você sabe que podem lhe agradar. Com certeza você sairá de casa com expressão no rosto de “Ai meu Deus”, mas voltará com a expressão de “Ainda bem que eu fui”.




17- Tenha sempre objetivos, metas alcançáveis
Uma vida sem objetivos acaba conduzindo à depressão. É necessário a vivência do êxito. Pense em metas que possam ter o nível de dificuldade dentro do equilíbrio ótimo, ou seja, nem fáceis demais para não se tornar tedioso, nem difíceis demais para trazer frustração.




18- Faça exercícios meia hora por dia
Exercícios físicos aliviam a depressão




19- A variação é próprio tempero da vida
Mudar as formas de extrair prazer da vida é um caminho para fugir da monotonia dos sentidos. Mude o caminho pra o trabalho, o tipo de roupa que costuma usar, a comida que sempre ingere, etc.




20- Aprender a apreciar o encanto do imprevisto
Sempre que o imprevisto lhe aparecer tente completar a frase: “não esperava por isso, mas foi bom porque......” . Assim você se treina a descobrir encantos por toda parte.


21- Parar de considerar a utilidade das coisas




21- Parar de considerar a utilidade das coisas e fixar apenas na percepçãoVeja, ouça, cheire e saboreie mais do que faz normalmente.






22- Modificarmos ligeiramente aquilo a que estamos habituadosO tédio só chega quando desprezamos o princípio da rotatividade das coisas prazerosas.






23- Banho quente, massagem, perfumes, música e boa comida contra a solidãoSatisfaça os caprichos do corpo para evitar a perda da auto-estima.




24- Controlar a excessiva capacidade de imaginar o infortúnioApenas isso já nos torna infelizes. Muitas vezes sofremos com problemas que nunca se concretizam. Imaginamos que vamos perder o avião, que seremos demitidos, que vamos levar uma bronca, mas apenas 10%, ou menos, destas situações se realizam.




25- Tenha em mente que nenhuma situação pode ser tão ruimVeja sempre o lado positivo de todas as coisas, mas considere a realidade e liste argumentos que rebatam as más suposições. Considere qual aprendizado voce extraiu de cada experiência.




26- Lembrar com mais freqüência dos bons momentosPara aumentar a sensação de satisfação tire alguns minutos por dia apenas para se lembrar dos bons momentos da sua vida.

27- Ir embora no melhor da festa
A última impressão é a que fica e, um gostinho de “quero mais” sempre é mais agradável.

28- Expectativa positiva e esperanças realistas em relação às coisas que dependem de nósQuanto mais expectativas positivas maior a probabilidade de se sair bem no que faz.

29- Visão exageradamente cor de rosa
Pensamento positivo não significa dizer mentiras bonitas, pois estas estão sempre sujeitas à decepção. Foque o positivo e aceite a realidade. Por exemplo, nada de olhar para o espelho e dizer: “Sou lindo e todo mundo me adora”, pois a realidade pode ser bem interessante e aceitável: ”Não sou lindo, nem todo mundo me adora e nem por isso preciso me incomodar com os outros, pois isso não reflete o real valor de uma pessoa”.




30- A ambição é um instrumento de torturaÂnsia por fama e fortuna reduz o grau de satisfação com a vida.A ambição desmedida é relacionada à fobias e depressão.Interesse, metas, motivação são muito diferente de ambição desmedida e irreal.




31- Prestar atenção nas percepções no momento exato em que surgemPois a memória manipula as lembranças. É possível lembrar como muito ruim algo que foi apenas desconfortável. Portanto a cada situação desagradável, pare e perceba, conscientemente, que você pode superar.




32- Estar atento aos momentos de felicidade Saboreie os momentos de prazer para não desperdiçar nenhuma parte e ter a oportunidade de o conhecer completamente.




33- Diário da felicidade
Jogue “luz” a tudo que produzir algo agradável. Escreva freqüentemente tudo o que lhe acontecer de bom, coloque em foco as ocorrências agradáveis da sua vida.
34- Valer a pena
Envolva-se com algo que acredite valer a pena, mesmo que aparentemente cause sofrimento, no fundo a sensação é de satisfação. Por exemplo, trabalhe como voluntário, ajude o vizinho, etc.




35- Voltar o olhar para fora de suas angustias. Ocupe-se de outras coisas rompa o circulo vicioso dos pensamentos e sentimentos sombrios.


Eduardo Antônio


Terapeuta Holístico


Atendimento com hora marcada


Skype: eduardo.terapeuta
 
21-7285-5411
e-mail: reiki_edu@yahoo.com.br

Reiki, Deeksha, Reflexologia Podal Tailandesa, Radiestesia, Cromoterpaia,
Florais de Bach, Florais da Amazônia, Florais de Saint Germain,
Massagem Ayurvédica,
Acupuntura Auricular,
TEP, EFT.

Nenhum comentário: