quinta-feira, 25 de abril de 2013

30 de abril – DIA NACIONAL DA MULHER




30 de abril – DIA NACIONAL DA MULHER

Lei Nº 6.791 - 09/06/1980

Foi no dia 30 de abril que nasceu a fundadora do Conselho Nacional da Mulheres, Sra. Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher. Nasceu no dia 30 de abril de 1880 em Leopoldina-MG.

Jerônima Mesquita

Seguindo o espírito empreendedor da mãe, 2 Jerônima Mesquita exerceu diversas atividades sociais de gandre relevância para o país. Por imposição da família casou-se aos 17 anos, mas separou-se em seguida após dois anos do casamento e nunca mais voltou a casar. Quando da eclosão da I Guerra Mundial Jerônima ingressou como voluntária da Cruz Vermelha Francesa em Paris e depois serviu à Cruz Vermelha Suíça. havia trabalhado como enfermeira na guerra e conheceu o movimento escoteiro na Europa. No Brasil, participou da fundação da Cruz Vermelha Brasileira (1910), organização que dava assistência aos doentes e refugiados; dos Pequenos Jornaleiros, entidade para meninos órfãos ou carentes; e da Pró-Matre, instituição para gestantes carentes.

 Casa do Pequeno Jornaleiro
Rio de Janeiro
Bairro Saúde

Laços de estreita amizade com Bertha Lutz e Stela Guerra Duval consolidaram a atuação na luta peloS direitos da mulher. Foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) em 1922. Jerônima foi uma das pioneiras na luta pelo direito ao voto feminino, participando ativamente do movimento sufragista de 1932. Com Bertha Lutz e Maria Eugênia, em 14 de agosto de 1934, lançaram um manifesto à nação, chamado de Manifesto feminista.

Jerônima, então com 29 anos, foi responsável pela fundação do Movimento Bandeirante no Brasil, em 1919. Em 1947, Ao lado de um grupo de companheiras fundou o Conselho Nacional das Mulheres (Rio de Janeiro).

Poucos, conhecem o Dia Nacional da Mulher.


Eduardo  Antônio
Deva Bodhi\
Terapeuta Holístico
e-mail: reiki_edu@yahoo.com.br
Skype: eduardo.terapeuta
Cel.: 21 - 7285-5411
Reiki  Deeksha  Cromoterapia  Radiestesia
Reflexologia Podal Tailandesa
Acupuntura Auricular
Massagem Ayurvédica
Florais de Bach
EFT
TEP
Atendimento com Hora Marcada



Nenhum comentário: