A Massagem Ayurvédica é uma das mais importantes da tradição Védica, descrita nos livros mais antigos e importantes da Índia, é a base principal dos tratamentos da Medicina Ayurvédica. A sua aplicação leva em consideração o estado de saúde e o desequilíbrio dos doshas da pessoa, por isso existem diferentes formas e inúmeras aplicações. Para complementar e melhorar todo o sistema corporal a tradição Védica incluiu em seus tratamentos massagens gerais, com óleos vegetais específicos, massagens com os pés, trações e alongamentos.
A Massagem Ayurvédica ajuda a melhorar o funcionamento das glândulas, abre os plexos, melhora a postura corporal, fortalece os tecidos, o sistema imunológico, favorece a mobilidade articular, a elasticidade, alinha dos chakras, normaliza e distribui as energias pelos Nadis (meridianos energéticos). Os praticantes de Artes Marciais também utilizam esta técnica como um dos seus grandes complementos. Tecnicamente é uma das massagens mais completas da atualidade. Trabalha todos os sistemas do corpo, principalmente o muscular, articular, linfático, glandular e circulatório, para além de acalmar o sistema nervoso.
No sistema endócrino produz vários efeitos benéficos para o nosso bem estar.
Cerca de 40 hormônios diferentes produzidos pelas adrenais, tiróide, pâncreas, fígado, baço, rins entram na corrente sanguínea, cada um com uma missão diferente, da manutenção do peso e controle do crescimento à defesa imunológica. Esses mensageiros bioquímicos interferem sobre órgãos e tecidos equilibrando-os ou executando tarefas específicas como preservar, manter, modificar ou melhorar o ser humano.
As moléculas hormonais possuem “memórias comportamentais” e impõem ao sistema nervoso padrões que, no cérebro, resultam em produtos mentais, emoções, ações, pensamentos e impulsos que constituem a nossa consciência.
Hormônios e neurotransmissores transmitem impulsos eletroquímicos que regulam, acionam e controlam todo o organismo. O processo é interdependente e a produção, circulação e equilíbrio de um hormônio depende de outros hormônios.
A OCITOCINA, secretada pela hipófise posterior, é encontrada em todos os tecidos do corpo e está ligada ao contato físico. Quando produzida desencadeia a liberação de outros hormônios.
A massagem é uma terapia que estimula a circulação dos fluidos corporais, induz o relaxamento, conforta e proporciona, quando o toque é agradável e prazeroso, bem estar resultante da produção de ocitocina.
A massagem reforça as defesas do organismo, realça a beleza do corpo, oxigena a pele e rejuvenesce.
Eduardo Anthônio
Massoterapeuta Ayurvédico
Mobile: 21- 7285-5411 / 8875-1212
Skype: eduardo.terapeuta
Nenhum comentário:
Postar um comentário